Curry

O que é Curry – Explicação, dicas e receitas

Curry será a primeira especiaria que irei abordar nesta nova Categoria daqui do Cozinha!

A partir de hoje postarei na Categoria Especiarias/ Ervas/ Temperos explicações, dicas e algumas receitas do que uso normalmente em minhas receitas e que acabam dando aquele UP e um sabor mais que especial.

Espero que vocês gostem e que compartilhem comigo suas dúvidas e dicas!

Então, vamos ao Curry:

Considerado uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que variam conforme a região onde foi produzido. Entre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes proporções.

O pigmento que dá a coloração amarela ao curry é chamado de curcumina. A curcumina é um importante antioxidante (protege as células dos danos causados pelos radicais livres) e por isso previne o envelhecimento celular e nos protege de várias doenças (cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças neuro-degenerativas como  Alzheimer e Parkinson). Ela ainda possui efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais. Dizem que basta acescentar 1 colher de chá ao dia para se proporcionar diversos benefícios à sua saúde.

O Curry para mim é um trunfo na minha cozinha para deixar meus pratos exóticos e coloridos. Por ter um sabor pronunciado, combina facilmente com muitos alimentos como carne, peixes, massas e legumes. Já fiz algumas receitas que estão aqui no blog onde usei o Curry.

Receitas já postadas:

Dica:

  • Sempre coloco uma colher de chá na água fervente quando cozinho macarrão para servir com molho branco. A massa acaba absorvendo um pouquinho do sabor da especiaria e a massa fica com uma cor mais amarelada. Recomendo que experimentem e depois me contem se gostaram.
O que é Curry
Este é bem apimentado e veio de Marrakech
  •  Gosto de acrescentar também na batata quando vou fazer purê ou mesmo quando estou fazendo refogadinha com carne moída.

Onde encontro esta especiaria?

Sei que vários de vocês devem estar se perguntando isso. Você encontra nos supermercados (normalmente nos maiores) na seção de condimentos, em feiras livres ou mercados. Aqui em BH compro no Supermercado Verdemar ou no Mercado Central.

Normalmente é vendido no peso e de acordo com o tipo o preço varia, mas como normalmente compra-se gramas, não custa caro. Pago em média R$4,00 por 150 g (e já adianto que esta quantidade rende por muito tempo).

Espero que tenham gostado do post!

Beijinhos!!!

Tem alguma especiaria, erva ou tempero que queira saber como usar? 

Mande  para sua sugestão para o contato@cozinhadarobs.com.br que farei um post falando sobre ele para você!

Ficou com dúvida, tem alguma sugestão, crítica ou algo mais ?

Comente aqui no post que responderei assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado