Feijão Tropeiro

Esta receita cabe perfeitamente para o domingão dos mineiros, tanto para o almoço como para os campos de futebol, não é mesmo mineirada??? E por incrível que pareça, nunca havia me aventurado em preparar um tropeiro tipicamente mineiro.
No domingo passado foi aniversário do meu pequeno e resolvemos fazer um almoço no sítio que estávamos;  fui euzinha com a ajuda das amigas preparar esta “preciosidade”. A receita é um pouco trabalhosa mas não é difícil, a minha dificuldade foi misturar os ingredientes, isso porque fiz pra muita gente. Confesso que fiquei com medo de não dar conta, mas todos gostaram muito e valeu super a pena me aventurar nesta receita que tanto gosto de comer.
Então vamos a receita! Ah, vou colocar os ingredientes para preparar metade da receita que fiz.
 
Ingredientes: 

1kg de feijão roxinho

400gr de farofa pronta (comprei o pacote da Yoki de 500gr feito com farinha de mandioca)
200gr bacon
1kg de lombo de porco bem picadinho e temperado com alho, sal e limão
500gr de linguiça calabresa picada em cubos pequenos
1 colher de sal com alho
1 cebola grande picadinha
5 ovos
Torresmo a gosto
Cebolinha picadinha a gosto
 
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão (se precisar de ajuda, olhe este post). Assim que estiver cozido, escorra-o e lave-o bem para ficar mais firme e solto. Em uma panela grande e funda comece fritando o lombo, coloque um pouquinho de óleo na panela e despeje toda a carne, ela dará um caldo e quando este secar e o fundo da panela começar a dourar, coloque 1/2 copo de água para que este novo caldo doure a carne, assim que este secar está pronto, retire e reserve. Na mesma panela, coloque o bacon e frite-o até sair toda a gordurinha dele, se começar a grudar no fundo, acrescente mais um pouquinho de óleo, reserve-o junto com a carne. Agora frite a linguiça e reserve. Frite o ovo e também reserve. Na panela que se fez todo o processo de fritura coloque mais ou menos 1 colher (sobremesa) de alho e sal e refoque o feijão, misture delicadamente para que os grãos do feijão não se desfaçam. Prove para saber se está bom de tempero (importante: ele não pode ficar muito temperado por causa dos outros ingredientes que já estão temperados).  Coloque todos os ingredientes que foram reservados e misture bem, desligue o fogo e acrescente a farinha aos poucos. Esta farinha também é a gosto, alguns gostam do tropeiro com mais farinha e outros com menos, então coloque de acordo com o seu gosto. Salpique a cebolinha, o torresmo e sirva. 
 
 
Observações:
  1. O tropeiro normalmente é servido acompanhado com ovo frito, lombo ou pernil e couve refogada.
  2. A couve pode ser refogada e misturada ao tropeiro no momento em que se acrescenta as carnes.
Espero que gostem deste nosso típico prato!
 
Beijinhos!!!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado